Quantas vezes você já sentiu que precisou se diminuir para caber em uma relação? E aqui não vamos falar apenas de relações amorosas, podem ser relações familiares, de amizade, de trabalho, etc.
Com frequência, há relatos de mulheres que sentem que precisam "ser menos" para não incomodar outra pessoa ou até mesmo para se manter na relação. Por exemplo: você está se destacando no trabalho, mas sente que falar a respeito disso com essa pessoa, a deixa chateada. Então, você opta por não compartilhar suas conquistas e as vezes, até se sente culpada por elas.
Nesses casos, o seu estilo de vida, sua profissão e até o seu estado civil, podem gerar desconfortos em determinadas pessoas do seu convívio. E na tentativa de te manter em uma "zona de controle" essas pessoas podem ter comportamentos que tentem reduzir a sua jornada ou até mesmo convencê-la de que você não é capaz.
E o que fazer para sair dessa situação?
Adoraria dizer que existe uma resposta rápida e simples para isso, mas estaria mentindo. Identificar esses comportamentos disfuncionais nas relações nunca é fácil, mas é preciso estar atenta às dinâmicas que vivencia: Como as pessoas do seu convívio te tratam? Como você se sente quando está com elas? Você observa abertura para compartilhar suas alegrias e tristezas? Como a relação de vocês impacta na forma como você se vê?
E o mais importante: não se encolha para caber na expectativa de outra pessoa, isso não é justo com você mesma e nem com a sua trajetória.
Psi Danielle Lopes
CRP 06/154326
Comments