Os pensamentos automáticos são rápidos, involuntários e muitas vezes não nos damos conta deles. Eles são causadores das reações que temos diante de um evento, podem surgir em forma de frases ou imagens.
Frequentemente esses pensamentos podem ser disfuncionais e/ou negativos, quando são disfuncionais geram reações que também são. Por exemplo: pensar que não vou conseguir entregar um projeto dentro do prazo > me sentir ansioso > faltar no trabalho no dia da entrega do projeto.
E como lidar com os pensamentos automáticos? Com a Terapia Cognitiva Comportamental o cliente será ensinado a identificar os pensamentos automáticos que antecedem suas reações, avaliá-los e respondê-los de forma mais funcional.
Por exemplo: No caso do pensamento “eu não vou conseguir entregar esse projeto", o psicólogo incentivará o cliente a refletir sobre essa sentença. “Por que você acredita que não conseguirá?” “Lembro que há dois meses você realizou um projeto semelhante, o que mudou?”. Com essas e outras técnicas o psicólogo estimulará o cliente a refletir e contestar esse pensamento até encontrar um pensamento mais adequado.
E você, quais são os seus pensamentos automáticos mais frequentes?
Psi Danielle Lopes
CRP 06/154326
Comments